sexta-feira, 4 de março de 2016

Podemos ou não jurar?



PODEMOS OU NÃO JURAR?

Dt.: 6:13 - "O Eterno, teu DEUS, temerás, a Ele servirás, e, pelo Seu Nome, Jurarás."

Sacado do Texto do Shemá Israel, o texto mais importante do Antigo Testamento, de onde Jesus saca as três palavras com as quais derrotou Satanás, quando foi tentado. Logo, percebemos que Jurar por Deus não é pecado! E o que é jurar?

Jurar é se comprometer, garantir, votar, que determinada coisa vai acontecer, ou é verdade, buscando em Deus então ou em outras coisas, a garantia da palavra empregada.

Gn.: 24: 2 e 3 - "Disse Abraão ao seu mais antigo servo da casa, que governava tudo o que possuía:Põe a mão por baixo da minha coxa, para que eu te faça jurar pelo SENHOR, Deus do céu e da terra, que não tomarás esposa para meu filho das filhas dos cananeus, entre os quais habito;"

O que é pecado é se comprometer, jurar, garantir, votar de forma irresponsável, em Nome do Nosso Deus, profanando com esta mentira, (com este engano, com a falsa motivação de realizar algo, ou com a incerteza de que algo se concretizará), O NOME DO ETERNO.

Lv. 19: 11 e 12 - "Eu sou o SENHOR, vosso Deus. Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo; nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanaríeis o nome do vosso Deus. Eu sou o SENHOR."

Mt. 5: 33 a 37 - "Também ouvistes que foi dito aos antigos:Não jurarás falso, mas cumprirás rigorosamente para com o Senhor os teus juramentos. Eu, porém, vos digo:de modo algum jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus; nem pela terra, por ser estrado de seus pés; nem por Jerusalém, por ser cidade do grande Rei; nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porém, a tua palavra:Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno."

Da mesma maneira que Jesus mostra a nós O Espírito da Lei, que vai muito além do fazer ou não fazer, mas, o desejar, o querer ardentemente no coração, coisa (sentimento, posição), que só O Nosso Deus vê, a exemplo do Adultério, que na Lei falava da prática sexual fora da benção conjugal, mas, Jesus diz que se um homem olhar para uma mulher com desejo maligno de possuí-la, este já cometeu pecado com ela.
Da mesma sorte, o Invocar do Nome de Deus, através de um Juramento, querer ter O Nome de Deus como garantia de que algo é verdade, ou de que nos comprometemos custe o que custar com algo, torna-se desnecessário para aqueles que realmente são de Deus. Se vc vai honrar o teu juramento, não precisa jurar, e se não for cumprir não adianta jurar. A Palavra precisa ser SIM, SIM e NÃO, NÃO.

Tiago, o irmão de Jesus, reafirma o que O Mestre diz:

Tg. 5:12 - "Acima de tudo, porém, meus irmãos, não jureis nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro voto; antes, seja o vosso sim sim, e o vosso não não, para não cairdes em juízo."

O texto que nos levou a esta discussão foi o texto de Jeremias, quando Deus fala em estrangeiros que por temerem ao Eterno, jurariam dizendo: VIVE O ETERNO, e nunca mais Jurariam pelo nome de seus deuses, veja:

Jr. 12: 14 a 17 - "Assim diz o SENHOR acerca de todos os meus maus vizinhos, que se apoderam da minha herança, que deixei ao meu povo de Israel: Eis que os arrancarei da sua terra e a casa de Judá arrancarei do meio deles. E será que, depois de os haver arrancado, tornarei a compadecer- me deles e os farei voltar, cada um à sua herança, cada um à sua terra. Se diligentemente aprenderem os caminhos do meu povo, jurando pelo meu nome:Tão certo como vive o SENHOR, como ensinaram o meu povo a jurar por Baal, então, serão edificados no meio do meu povo. Mas, se não quiserem ouvir, arrancarei tal nação, arrancá- la- ei e a farei perecer, diz o SENHOR."

Este texto de Jeremias fala dos vizinhos de Israel, que se apoderaram das Terras de Israel, e levaram o povo judeu ao tropeço com seus ídolos e suas abominações culturais, que se eles que sofreriam terrível juízo do Nosso Deus, por haverem levado Israel ao pecado, que também Deus se compadeceria deles e os traria de volta às suas Terras, e que se eles se converterem e passarem a JURAR PELO NOME DO NOSSO DEUS DIZENDO: TÃO CERTO COMO VIVE O ETERNO! Então serão eles edificados no meio do povo de Israel, mas, se não ouvirem a Voz de Deus, serão todos à uma destruídos.

Por fim a diferença (e semelhanças) entre jurar e invocar O Nome do Nosso Deus em vão:

Ex.: 20: 7 - "Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão."

"Tomarás" em hebraico é a expressão NASA (ou Nassa), que vem de Elevar, Levantar, Exaltar, Clamar, Invocar.

E a Palavra "VÃ" - Vem de Shaw (Sháv), que quer dizer imoralidade, ruína moral, malignidade, idolatria, mentira, vaidade. Envolver O Nome de Deus em juramentos falsos (seja de que âmbito for), em situações de imoralidade, de irreverência, de chocarrice (brincadeiras desenfreadas), etc... É Pecado, gera Maldição e é tão destrutivo, ou da mesma classe de problema que : Jurar pelo nome do Eterno, se comprometer e não honrar a Palavra, jurar sabendo que o juramento não se cumprirá, jurar sem intensão de honra-lo, de efetivar a Palavra estabelecida Diante de Deus. 


Paulo de Tarso, Apóstolo
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário