sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

YESHIVA BETLEHEM




YESHIVA (literalmente "SENTADO" - Plural - YESHIVOT), é uma instituição judaica, que se concentra no estudo de textos religiosos tradicionais, principalmente o estudo do TALMUD (Comentários Rabínicos sobre as Leis Orais entregues por Deus a Moisés e que foram escritas no Séc. I da Era comum, como uma forma de não se perder toda a tradição que seguia desde O Sinai) e A TORAH.

Os estudos geralmente feitos através de SHIURIM (Palestras ou Classes), e em pares, formato chamado de CHAVRUTAS (palavra aramaica para "AMIZADE" ou "COMPANHIA". A Aprendizagem neste estilo de CHAVRUTAS é uma das características únicas da YESHIVA.

Em Israel todo o sistema de estudo religioso está sob esta instituição e as crianças em idade primária são matriculados numa TALMUD TORAH, depois do BAR / BAT MITZVAH, vão para uma YESHIVA KATANA (Yeshiva Menor), e então para uma GEDOLA YESHIVA (Grande Yeshiva).
Os homens casados estudam num KOLLEL, e é comum receberem um salário simbólico.
Historicamete as YESHIVAS sempre foram frequentadas apenas por homens, mas, hoje os não ortodoxos, e algumas Yeshivas ortodoxas modernas, estão também abertas para as mulheres, embora não sigam o mesmo currículo e estrutura de uma Yeshiva Tradicional.

Outro instituto de origem judaica, que vamos ousar buscar conhecer e nos apropriar para nosso desejo de conhecer cada vez mais A Palavra de Deus e O Espírito da Palavra é O MIDRASH.

Midrash é o órgão da exegese dos textos da Torah, junto com os escritos dos sábios, Rabinos judeus do Templo e da era pós destruição do Templo, que vão fornecer uma análise profunda de passagens da Bíblia.
Num Midrash o método aplicado vai além da interpretação de histórias bíblicas através da simples destilação de ensinamentos religiosos, legais ou morais. O Midrash preenche lacunas deixadas na narrativa bíblica a respeito de eventos e personalidades que estão apenas insinuadas, ou discretamente participantes da narrativa bíblica.

O objetivo do Midrash é resolver problemas na interpretação das passagens difíceis do texto da Bíblia hebraica, usando os princípios rabínicos de hermenêutica para alinhá-los com os valores religiosos e éticos dos mestres religiosos. Literalmente MIDRASH (MI - Quem / DRASH - Pergunta), revela o desejo de se buscar o sentido mais profundo da Comunicação de Deus para com os homens através de Sua Palavra.

Na Bíblia há duas citações desta Palavra II Cron. 13:22 "...no MIDRASH do Profeta Ido", e e II Cron. 24:27 - "... no MIDRASH do Livro dos Reis".

Há quatro métodos de intepretação usado pelos estudiosos judeus acerca da Torah e da Tanach (livros do Antigo Testamento, ou da Velha Aliança):

PESHAT - Simples - O significado literal descrito no texto sagrado.
REMEZ - Dicas - Sinais, alusões que nos levam a conclusões sobre determinados assuntos, é o que está subentendido no texto bíblico.
DERASH - Inquirir ou Buscar - Utilizando contextos históricos, outras narrativas, busca-se o entendimento do porque e como coisas ocorreram, e com isso entender a importância de tal história ou direção dada por Deus através da Palavra e das experiências de seu povo. E por fim:
SOD - Mistério ou Segredo - É o que está oculto no texto. O Deus que servimos é Infinito, Imensurável, Incrompreensível à Mente humana. Como está escrito no Profeta Isaias: 

"Os caminhos do Eterno, não são os nossos caminhos e os pensamentos do Eterno não são os nossos pensamentos, são extremamente elevados como os Céus se elevam sobre a Terra, os Caminhos e os Pensamentos do Eterno são mais elevados do que os nossos".

Um pequeno exemplo para te deixar com água na boca...

PESHAT - (Simples - Literal):  "E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele." (1Jo 4:16) - "Deus é Amor" -

O Amor é uma pessoa, quando amamos alguém (de verdade e isso implica em pureza, em entrega, em  santidade), estamos permitindo que Deus se manifeste em nós através do Amor.

REMEZ - (Dicas) -" Se estiver longe de ti o lugar que o Senhor teu Deus escolher para ali pôr o seu nome, então degolarás do teu gado e do teu rebanho, que o Senhor te houver dado, como te ordenei; e poderás comer dentro das tuas portas, conforme todo o teu desejo." (Deu 12:21)

Aonde de Gênesis a Apocalipse está escrito como Deus ORDENOU a Moisés que um animal deveria ser degolado? Não está em lugar nenhum! Se não está em lugar nenhum e a Torah diz que Deus ordenou a Moisés, isso quer dizer que há coisas que Deus falou a Moisés e que não estão escritas na TORAH, daí se compreende a Tradição das Leis Orais, entregues a Moisés e passadas por todas as gerações de como por exemplo: Se matam animais para serem comidos; como as mulheres devem proceder depois dos dias de menstruação; como se celebrar as Festas; acerca dos sacrifícios, etc...

DERASH - (Inquirir): "Houve um homem de Ramataim-Zofim, da região montanhosa de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efraimita." (1Sa 1:1)
"São estes: pois, os que ali estavam com seus filhos: dos filhos dos coatitas, Hemã, o cantor, filho de Joel, filho de Samuel, filho de Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliel, filho de Toá, filho de Zufe, filho de Elcana:, filho de Maate, filho de Amasai, filho de Elcana, filho de Joel, filho de Azarias, filho de Sofonias, filho de Taate, filho de Assir, filho de Ebiasafe, filho de Corá, filho de Izar, filho de Coate, filho de Levi, filho de Israel." - (1Ch 6:33-38) - 

Porque no texto em I Sam. Elcana pai de Samuel é chamado de Efraimita e em Cronicas toda a família é apontada como Levitas? A Bíblia está errada? É CLARO QUE NÃO!!!!! Os Levitas não tinham possessão na Terra de Israel e Deus ordenou que eles morassem em cidades dos Levitas espalhadas por toda a Nação, e a Família de Samuel, Levitas, moravam na região de Efraim, e portanto, como há judeus brasileiros, há levitas efraimitas, por terem nascido na região montanhosa de Efraim. A CERTEZA QUE A BÍBLIA NÃO SE CONTRADIZ E A INQUIRAÇÃO DO SENTIDO MAIS PROFUNDO DA PALAVRA nos leva a interpretação num MIDRASH.

e por fim o SOD (Segredo / Mistério) - "No Princípio criou Deus os..." - Gen. 1:1 - 
בראשית ברא אלחים את

Nas 4 primeiras Palavras da Bíblia há tanta Revelação que daria para se escrever várias bibliotecas sobre a Profundidade do SOD, da Revelação de Deus... Em Hebraico BERESHIT (NO PRINCÍPIO) BARA (CRIOU) ELOKHIM (DEUS) ET (Artigo Masculino no plural, para CÉUS E TERRA, que são citados no decorrer deste primeiro versículo). Tomadas assim, no entanto as 4 Palavras, poderíamos ler de maneira diferente este texto, já que as LETRAS (את - Álef e Tav - da direita para a esquerda- são A primeira e a última letra do Alfabeto hebraico, logo poderíamos ler assim este texto: "No Princípio criou Deus o Princípio e o Fim"

Da mesma maneira a Torah não começa a ser escrita com a Primeira Letra do Alfabeto a Letra Álef,, mas, começa com  a segunda, a Letra Beit, e porque isso ocorre? Porque antes da Torah ser Escrita, Ele é Deus, e depois que toda a TORAH se cumprir Ele continuará sendo UM ÚNICO DEUS VIVO E VERDADEIRO...

Quer aprender mais? Que desejo nobre de teu coração, Conhecer O Deus, O Criador do Universo, não saber sobre Ele, mas, conhecê-lo, amá-lo, desejar agradá-lo, obedecê-lo é o alvo de todo ser humano que tem planos eternos... Nossa Missão como Ministério de Ensino é ajudá-lo neste processo, aprender com você, talvez em níveis diferentes, mas, sempre aprendermos juntos do Deus que está pronto a se fazer achado daqueles que O buscam.

A maneira de trabalharmos será esta: A cada semana você será motivado a estudar, ler A Palavra de Deus e gastar um tempo compartilhando com algum colega numa CHAVRUTA (Amizade / Companhia), o que aprendeu e ouvindo coisas que talvez você não tenha percebido.
Depois a oportunidade para os nossos Mestres, compartilharem coisas que talvez vão encher o seu coração de revelação, ou de alegria, por ter chegado às mesmas conclusões e outras mais profundas ainda, por seu próprio esforço e busca do Espírito da Palavra, O Espírito de Deus.
E por fim, num MIDRASH extremamento dinâmico, vamos falar de coisas práticas e de como aplicar O Conhecimento de Deus à nossa realidade. Como fazer com que A Torah seja prática em meus dias para que eu ande com Deus e Ele possa me chamar de Seu Amigo... Parece distante demais para você? Comece a caminhar, foi assim que Enoque e Abraão conquistaram a amizade de Deus, querendo conhecê-lo profundamente....

Nos vemos no próximo SHIURIM (CLASSES / PALESTRAS)!


Ministério de Ensino
Igreja Apostólica Betlehem



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